domingo, 19 de maio de 2013

Número de cheques sem fundo tem alta de 9,6% no Brasil no mês de abril

Número de cheques sem fundo tem alta de 9,6% no Brasil no mês de abril
O número de cheques sem fundo -devolvidos pela segunda vez após tentativa de compensação- foi de 2,04% do total de cheques movimentados em abril de 2013, segundo dados divulgados na terça-feira (14) pela Boa Vista Serviços, que administra o SCPC  (Serviço Central de Proteção ao Crédito).

No total, foram devolvidos 1,54 milhões de cheques, entre 75,5 milhões movimentados. O número é uma alta de 9,6% em relação a abril.

A queda marca uma recuperação após uma forte alta de 2,31% em março -o maior nível desde maio de 2009, quando o índice chegou a 2,46% do total movimentado. De janeiro até abril deste ano, a proporção de cheques devolvidos foi de 2,05%. No mesmo período do ano passado, o número foi de 2,01% do total de cheques movimentados.

Na comparação sobre o número de cheques devolvidos, houve uma retração de 7% nestes quatro meses frente ao ano passado.

A movimentação de cheques no quadrimestre caiu 8,71% -de 313,1 milhões no primeiro quadrimestre de 2012 para 285,8 milhões neste ano. O alto nível de endividamento dos brasileiros elevou indicadores de inadimplência no ano passado.

Com isso, bancos ficaram mais cautelosos na hora de emprestar e os consumidores priorizaram o pagamento de dívidas. Os níveis de inadimplência melhoraram no início deste ano, mas ainda são motivo de atenção.

Resumo geral
Fonte: Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário