quarta-feira, 19 de junho de 2013

Espírito Santo avança na ampliação da gratuidade de transporte para estudantes


Brasília – A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) estendeu a todo o estado a gratuidade de transporte para estudantes matriculados nos ensinos médio, técnico e superior das redes pública, estadual e federal; para os estudantes beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies); e para bolsistas de programas estaduais e federais. Até então, essa gratuidade só existia na Grande Vitória, região onde mora praticamente a metade da população do estado.
A matéria, uma proposta de emenda à Constituição estadual, foi aprovada ontem (18) em 2° turno pelo plenário da Casa. Para virar lei, precisa ainda ser promulgada pela mesa da assembleia, o que deve acontecer nos próximos dias e depois regulamentada pelo governador Renato Casagrande (PSB). Autor da matéria, o deputado estadual Genivaldo Lievore (PT) disse à Agência Brasil que ainda não há previsão de data para que a regulamentação seja assinada.
“O transporte escolar gratuito para estudantes do ensino fundamental é obrigação dos municípios. Desde 2003, com a Lei de Diretrizes e Base da Educação, está prevista a garantia também para o ensino médio, mas isso é muito pouco cumprido pelas administrações em vários estados”, disse Lievore.
De acordo com a Ales, para os estudantes terem direito ao benefício será necessária a comprovação de que a renda familiar é insuficiente. A gratuidade vale exclusivamente para os deslocamentos entre residência e escola, em horários e linhas específicas.
No Resumo Geral com Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário