quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Tremor de 3 graus é registrado em Pedra Preta no RN, confira:

Tremor de terra
atinge interior do RN (Reprodução/LabSis)

O abalo foi registrado na noite desta quarta (23), diz laboratório da UFRN.

Técnicos também registraram tremores em cidades do Ceará e Sergipe

 
Um tremor de terra com magnitude de 3 graus na escala Richter foi registrado pelo laboratório de Simologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em Pedra Preta, a 149 quilômetros de Natal. O abalo aconteceu por volta das 21h35 desta quarta-feira (23). De acordo com os técnicos, apesar do epicentro ter ocorrido no município, as cidades vizinhas de Lajes e Jandaíra também sentiram o tremor.
Segundo Eduardo Menezes, técnico do laboratório de Sismologia, também houve ocorrências em Sobral, no Ceará, e municípios de Sergipe. “Esses tremores ocorrem devido a falhas geológicas nessas regiões. Por isso são registrados com certa frequência”, explica. 
Os registros de abalo nesta quarta-feira (23) aconteceram em horários diferentes. O técnico ainda explicou que o laboratório possui um sistema interligado de estações que analisa os eventos sísmicos em grande parte do Nordeste. Novas estações devem transmitir informações pela internet a partir de 2014.
O último tremor de terra ocorrido na região de Pedra Preta foi no dia 11 deste mês. Segundo o laboratório, a atividade sísmica no município vem ocorrendo desde dezembro de 2010. Os técnicos identificaram duas áreas sísmicas. Uma, ao norte, é associada à falha sismogênica de Cabeço Preto. A segunda fica ao sul, mais próxima à cidade.
 
Resumo Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário