sexta-feira, 22 de agosto de 2014

O Câncer de Próstata, entenda o que é:

A próstata é uma glândula com uma dimensão semelhante à de uma noz e que se situa na pélvis, debaixo da bexiga, na frente do reto e atrás da base do pênis, e que envolve a uretra, o tubo que conduz a urina e o sêmen do interior até ao exterior do pênis.


A próstata, em conjunto com as vesículas seminais, é o órgão responsável por produzir o sêmen, o líquido esbranquiçado e viscoso que transposta os espermatozoides através do pênis durante o clímax sexual.
Este fluido sustenta, dá energia e permite o movimento aos espermatozoides e, além disso, proporciona um ambiente menos ácido e, por isso, menos agressivo, no canal vaginal da mulher.
Devido à sua situação anatômica se a próstata sofrer um aumento de tamanho provocado por patologia benigna ou maligna, pode provocar uma diminuição progressiva do calibre da uretra e condicionar uma obstrução parcial ou total do fluxo de urina.
O câncer de próstata é um processo causado pelo crescimento anormal e desordenado de determinadas células que acabam por formar massas, as quais denominamos de tumores. Os tumores malignos, conhecidos como cancro, caracterizam-se pela sua capacidade de crescer de forma incontrolada, invadindo não só os tecidos mais próximos como os mais distantes. Quando se estendem a outros órgãos através da corrente sanguínea ou linfática dão lugar a um processo chamado metástase.
Existem alguns sintomas que podem ajudar no diagnóstico do câncer de próstata :
  • Incapacidade em urinar;
  • Urinar em pequenas quantidades;
  • Urinar muito frequentemente, especialmente durante a noite;
  • Sentir dor ou ter incontinência;
  • Eliminar sangue.
Outros sintomas menos frequentes:
  • Dor frequente na parte de baixo das costas, quadris e da parte alta dos músculos;
  • Dor ao ejacular;
  • Presença de sangue no sémen.

Resumo Geral
Fontes: Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO) e Associação Portuguesa de Urologia (APU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário